Martinismo
I:::C:::S:::
Bem-vindo(a) ao fórum Martinismo,

Fora da torrente, que de Homens de Desejo nos transformemos em Novos Homens, para mais tarde brotarmos o Homem-Espírito!

Registe-se já nesta comunidade!

Bem-haja!
:cruzrosas:

Participe do fórum, é rápido e fácil

Martinismo
I:::C:::S:::
Bem-vindo(a) ao fórum Martinismo,

Fora da torrente, que de Homens de Desejo nos transformemos em Novos Homens, para mais tarde brotarmos o Homem-Espírito!

Registe-se já nesta comunidade!

Bem-haja!
:cruzrosas:
Martinismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
DomSegTerQuaQuiSexSáb
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Quem está conectado?
5 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 5 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 161 em Ter Set 03, 2019 1:31 pm
Últimos assuntos
» Apresentações dos novos membros
por Jefferson Oliveira Sex Out 30, 2015 5:08 am

» Rituais Teurgicos dos Elu Cohen
por Rodrigo Martins Sex Abr 03, 2015 11:58 pm

» O que significa a Máscara?
por celso Souza do Nascimento Dom Jan 04, 2015 4:18 am

» Sobre incenso e pentagrama invisível
por ZECHER Sex Nov 14, 2014 1:49 am

» Doutrina do RER
por Convidado Dom Out 19, 2014 9:46 am

» POR UMA NOVA ABORDAGEM DAS PRÁTICAS MAÇÕNICAS
por Convidado Sex Jul 11, 2014 10:07 am

» O que é ocultismo - Um ponto de vista Martinista
por Fcx Dom Jun 15, 2014 2:57 am

» Apresentação
por Convidado Seg Fev 17, 2014 11:39 am

» Ordem Martinista mais antiga em atividade no Brasil
por RenatusLuxCasta Qui Set 26, 2013 2:21 am

» Prece de Invocação ao Grande Arquiteto do Universo
por clelio pereira de souza Qua Jul 17, 2013 1:38 am

» Normas essenciais do Martinismo
por clelio pereira de souza Seg Jul 15, 2013 3:58 am

» Por que estamos na terra?
por clelio pereira de souza Seg Jul 15, 2013 3:28 am

» Prémios para maiores postadores a partir do 100º Usuário!
por Admin Dom Jun 30, 2013 11:35 am

» Ordem da R+C de Ouro
por Julio Seg Jun 17, 2013 1:56 am

» O Ser Humano Andrógeno
por Julio Qui Jun 13, 2013 5:38 am

» Extrato do livro: O Templo do Coração
por Antoniosag Sáb Jun 08, 2013 7:07 pm

Ultimos Usuários On-line

O Paganismo e as Religiões Cristãs

3 participantes

Ir para baixo

O Paganismo e as Religiões Cristãs Empty O Paganismo e as Religiões Cristãs

Mensagem  Isis Seg maio 27, 2013 2:04 am

O Paganismo e as Religiões Cristãs

Temos acompanhado em vários momentos a suposta rixa entre adeptos do Paganismo e algumas vertentes da religiosidade cristã. Disputas, agressões e simples discussões de ambos os lados causam em algumas vezes situações desagradáveis para sacerdotisas e sacerdotes pagãos que mantém um trabalho de esclarecimento e diálogo multi-religioso. Assistimos cenas patéticas de supostos sacerdotes pagãos agredindo publicamente o Cristianismo.
Seja na forma de chacotas ou longos textos destes que julgam ser eruditos e ao mesmo tempo bem esclarecidos, quando não passam simplesmente de ter a mesma postura adotada por muitos sacerdotes cristãos atacando práticas e cultos de outros segmentos.

Afinal, cabe julgar a religião cristã a respeito dos crimes cometidos na Idade Média? Não será muito mais sensato condenar posturas e determinadas figuras, do que toda uma religiosidade? Pois se assim fosse, teríamos muito bem que condenar as crueldades cometidas pelos antigos povos bárbaros – pagãos – contra inúmeros vilarejos e criaturas inocentes, massacres que muitas vezes eram feitos pelo simples prazer de matar. Aliás, condenemos quem sabe o nobre povo romano – pagão – que jogava os primeiros cristãos aos leões e se deleitava ao assistir o digladiar até o momento fatal.

Com toda certeza, no momento em que passarmos a identificar os legítimos causadores das injustiças e insanidades da humanidade, ou seja, determinadas posturas culturais e não religiões em si, a convivência entre os seres humanos se tornará mais pacífica e bem menos injusta. Não devemos condenar jamais a maneira que um ser humano utiliza para se conectar com o Divino – essa maneira pertence somente a ele – é íntima e toda especial. Tendo os cristãos desenvolvido durante séculos, posturas radicais e intolerantes contra outras religiões, não obstante o contra-ataque jamais deverá ser o desmerecer de seus ritos, sua mítica ou suas divindades, pois isso não valoriza nem legitima sermos mais nobres em essência do que eles: nos torna iguais, quando não, menos nobres, já que nossa religiosidade é pautada na universalidade dos Deuses, reconhecendo que cada indivíduo tem o direito de vê-los como preferir. Diante desse entendimento, podemos simplesmente ignorar determinados comportamentos, pois muitos entram no contexto religioso mal-interpretado de alguns seguidores. Ou em casos mais severos, procurarmos uma maneira pacífica de nos defendermos, seja por meios legais ou simplesmente manifestos sociais em prol da liberdade de culto e respeito à diversidade.

Não pretendo ser hipócrita e dizer que jamais agi como muitos têm agido atualmente. No início de minha caminhada tive vários momentos de fúrias e revoltas contra as religiões cristãs, na maioria das vezes, movido pelo meu próprio passado cristão e em outras, fomentado por algumas pessoas que já haviam chegado à senda antes de mim. Com o tempo, pude ter a graça de entender que religião não faz caráter: deparei-me com indivíduos no Paganismo absolutamente iguais àqueles que eu encontrei nas religiões cristãs do meu passado. No primeiro momento, até parei para pensar se tinha correlação com nossa espiritualidade, mas foi quando entendi que seres humanos são simples e meramente seres humanos – sejam cristãos, pagãos, judeus ou muçulmanos.

Vejo algumas pessoas alegando: “somos pagãos, não precisamos respeitar aqueles que não nos respeitamos”. Creio que a frase até possa fazer muito sentido, mas somente para aqueles que não desenvolvem e talvez nem saibam o que é desenvolver um trabalho público. Aceitação para nossa cultura e nossas religiões na sociedade, implica necessariamente em tolerância e maneiras amenas de lidarmos com situações onde somos agredidos ou simplesmente não somos levados à sério. E falar em tolerância, não é falar em esquecer a agressão ou fazer que nada foi visto: é ter a destreza de saber lidar com a situação, tendo plena consciência de que apesar de sermos pagãos, não habitamos mais um mundo onde a política constitui o dito “olho por olho; dente por dente”. Infelizmente, pensar que com mais desrespeito e mais agressão algumas coisa ganhará resolução nos dias de hoje, é uma das mais puras ignorâncias e das mais baixas grosserias.

Você que já foi ofendido ou agredido por um cristão ou qualquer outra pessoa que não pertença ao Paganismo, já parou para simplesmente dar um sorriso e dizer: “abençoado seja pelos Deuses Antigos, que Eles possam iluminar sua mente e salvá-lo da ignorância...”? Quem sabe, simplesmente dar as costas e nada dizer? Aliás, você que fica aí gritando aos quatro ventos, sentado em sua cadeira na frente do computador, já parou para quem sabe organizar um evento de esclarecimento público em prol do Paganismo? Já conseguiu despir-se do ranço de que o seu próximo não precisa ser igual a você para ser respeitado?
Não se preocupe: se tornar mais educado e ponderado para com as demais crenças não fará você pertencente a elas; fará de você um legítimo pagão.

Um grande abraço e abençoados sejam por Brigit e Kali Ma Negra.

http://www.orkut.com/Main#CommMsgs?tid=5344627762620553340&cmm=42662852&hl=pt-BR
Isis
Isis
HOMEM DE DESEJO
HOMEM DE DESEJO

Não sou Martinista
Feminino
Mensagens : 8
Apreciações : 39
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O Paganismo e as Religiões Cristãs Empty õ/

Mensagem  Zetrusk Seg maio 27, 2013 8:19 am

Ridículo! (não o seu post, foi até bom levantar esta questão).
O fato é que um cristão não é imundo por seguir sua religião, mas sim por tentar impô-la sobre os outros. O cristianismo é uma bela religião e as religiões pagãs também, porém quando um pagão assume atitudes intolerantes e idiotas, passa a ser ridículo por suas atitudes e não pela sua religião.
Zetrusk
Zetrusk
HOMEM DE DESEJO
HOMEM DE DESEJO

Não sou Martinista
Masculino
Mensagens : 2
Apreciações : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 27/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

O Paganismo e as Religiões Cristãs Empty Re: O Paganismo e as Religiões Cristãs

Mensagem  Antoniosag Seg maio 27, 2013 9:00 am

Zetrusk escreveu:Ridículo! (não o seu post, foi até bom levantar esta questão).
O fato é que um cristão não é imundo por seguir sua religião, mas sim por tentar impô-la sobre os outros. O cristianismo é uma bela religião e as religiões pagãs também, porém quando um pagão assume atitudes intolerantes e idiotas, passa a ser ridículo por suas atitudes e não pela sua religião.

É verdade, concordo plenamente consigo. O problema não é a religião que se pratica e sim o fanatismo das pessoas - qualquer que seja a religião das mesmas!
Antoniosag
Antoniosag
HOMEM ESPIRITO
HOMEM ESPIRITO

Prata

S::: I:::
Masculino
Mensagens : 45
Apreciações : 191
Reputação : 38
Data de inscrição : 25/04/2013
Idade : 36
Localização : Sintra

Ir para o topo Ir para baixo

O Paganismo e as Religiões Cristãs Empty Re: O Paganismo e as Religiões Cristãs

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos